Correr é a atividade física mais antiga que se conhece nos seres humanos. É a base fundamental num grande número de desportos e atividades. Os eventos de corrida podem variar desde os sprints de 100m até maratonas ultra (de 100 km). Correr é também uma excelente maneira de manter a forma e promover a saúde geral.
As Lesões mais comuns
Execução do movimento por não colocar a quantidade correta de pressão sobre o corpo, especialmente se for feita com técnicas inadequadas e com muita frequência, sem períodos de repouso adequados são pontos essenciais para ocorrer uma lesão musculo-esquelética. As lesões mais ligadas a este desporto incluem a fascite plantar, patologias do Tendão de Aquiles, Periostite medial da Tíbia (dores nas canelas ou Canelites), sindrome femoropatelar e tendinopatias da patela.
Como a Osteopatia pode ajudar?
A Osteopatia pode ser de grande benefício para os corredores. O Osteopata tem o papel de avaliar a técnica de corrida, padrões de desgaste nas sapatilhas e carga diária de treino em conjunto com um exame específico com testes Ortopédicos e Osteopáticos para ajudar a formular uma imagem a respeito do porque de o corredor sofrer a lesão. O Osteopata trata a lesão com uma combinação específica de tratamento dos tecidos moles através de manipulação e estudo ergonômico, reabilitação e orientação do treino.